Selecione a opção abaixo e leia dicas e informações sobre as doenças e suas formas de imunização.
VACINAS CONTRA DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE
AS DOENÇAS:É uma vacina acelular, a sua eficiência é semelhante à da DTP de células inteiras, porém os eventos associados, tais como febre alta, choro persistente, Síndrome Hipotônico Hiporresponsiva e convulsão, são menos frequentes e menos intensos com sua administração.
INDICAÇÃO:A vacinação consiste em 3 doses, a partir dos 2 meses de idade, com intervalo de 60 dias entre elas, e dois reforços, o 1º aos 15 meses e o segundo, aos 4 anos.
EFICÁCIA:Após o esquema básico de vacinação, a eficácia é de 77% a 95%, havendo necessidade de reforço a cada dez anos das vacinas Difteria, Tétano e Coqueluche, inclusive na fase adulta.
REAÇÕES ADVERSAS:Manifestações locais: dor, vermelhidão e endurecimento no local. Manifestações sistêmicas: febre, irritabilidade, sonolência e choro prolongado.
CONTRA INDICAÇÕES:Reação anafilática sistêmica grave.
Esta vacina é igual a DPT acelular, mas indicada para maiores de 4 anos e adultos, administrada como reforço da vacina DTP acelular ou não. É responsável por restabelecer a imunidade em adultos contra difteria, tétano e coqueluche. E, consequentemente, proteger as crianças, pois os pais e outros contactantes são a fonte de bactéria na maioria dos casos de coqueluche em lactentes e pré-escolares.
INDICAÇÃO:A imunidade não se mantem por toda a vida, precisando de dose de reforço na idade adulta, a cada 10 anos.
CONTRAINDICAÇÃO:Não deve ser administrada em indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da vacina.
REAÇÕES ADVERSAS:As mais comuns são dor no local da aplicação, fadiga e cefaleia.