Febre Amarela

A DOENÇA:

Doença infecciosa causada por um flavivírus (vírus da febre amarela), é transmitida por mosquitos e ocorre exclusivamente na América Central, na América do Sul e na África. No Brasil a febre amarela é geralmente adquirida quando uma pessoa não vacinada entra em áreas de transmissão silvestres (regiões de cerrado, florestas).

Uma pessoa não transmite febre amarela diretamente para outra pessoa. Para que isso ocorra, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus ter se multiplicado, pique um indivíduo que ainda não teve a doença e não tenha sido vacinado.

A VACINA:

Deve ser aplicada a partir de 9 meses de idade, dose única com reforço a cada 10 anos. A vacina contra febre amarela pode ser aplicada simultaneamente ou com intervalo de 28 dias para as outras vacinas virais, exceto a vacina contra a Poliomielite, que pode ser aplicada em qualquer intervalo.

EFICÁCIA:

Confere proteção em aproximadamente 100% dos vacinados.

REAÇÕES ADVERSAS:

A vacina é bem tolerada e pouco reatogênica. Mas poderá apresentar a partir do 4º ao 6º dia após a vacinação, febre, cefaléia e mialgia.

CONTRAINDICAÇÕES:

Reação anafilática após ingestão de ovo.