Dengue

A DENGUE é uma infecção viral sistêmica transmitida entre os seres humanos através do mosquito Aedes. É uma doença muito seria que pode levar a óbito. Causada pelo vírus chamado DENV, parente do vírus da febre amarela. Somente as fêmeas do mosquito picam pessoas, uma vez que elas precisam de ferro e outras proteínas do sangue para gerar e maturar seus ovos. Os machos só se alimentam do néctar e seiva de plantas.

O Brasil é o país responsável pelo maior numero de casos de dengue no mundo.

SINTOMAS:

Os sintomas da dengue se parecem muito com os de uma gripe muito forte.

• Febre alta,
  • Fortes dores no corpo e no fundo dos olhos
  • Manchas vermelhas pelo corpo (petéquias)
  • Prostração.
VACINA:

A vacinas contra dengue DENGVAXIA 1,2,3 e 4 tetravalente recombinante e atenuada foi licenciada e aprovada no Brasil, produzida pelo laboratório francês Sanofi Pasteur.

Possui eficácia comprovada contra os 04 sorotipos.

• Previne 82% de casos de dengue em pacientes previamente expostos ao vírus (soropositivos).
  • Reduz em 80% o risco de hospitalizações por dengue.
  • Reduz 93% o risco de dengue grave.
INDICAÇÃO:

Está indicada para indivíduos entre 9 a 45 anos de idade, que já foram expostas previamente ao vírus da dengue.

CONTRA INTICAÇÃO

A vacina não deve ser administrada em indivíduos portadores de imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapia imunossupressoras.

Também não deve ser aplicada em gestantes, lactentes e pessoas que vivem com HIV/Aids.

A vacina deve ser adiada na vigência de quadros febris ou doença aguda moderada ou grave.