Hiperatividade e Déficit de Atenção devem ser tratados

A hiperatividade não é uma doença. É um sintoma que pode ocorrer nas crianças e adolescentes e está associada a uma série de quadros clínicos distintos. É um comportamento relativamente comum principalmente na idade pré-escolar e pode ter relação com depressão ou ansiedade.

Em geral, quando se fala em “criança hiperativa” associa-se a um transtorno conhecido como TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Embora a denominação esteja equivocada, a hiperatividade é um sintoma comum no TDAH, assim como a distração e também a impulsividade. Cerca de 6% das crianças em idade escolar apresentam este sintoma, que provoca dificuldades no processo de aprendizado e também na socialização da criança, tanto na família como na escola. Estes problemas podem se alongar até a vida adulta.

Apesar do grande número de estudos já realizados, as causas precisas do TDAH ainda não são conhecidas. Acredita-se que fatores genéticos e ambientais podem influenciar no desenvolvimento da doença, como por exemplo, desentendimentos familiares ou doença mental na família. Algumas situações relacionadas com a gestação também podem estar associadas ao aparecimento do TDAH.

O diagnóstico de TDAH é clínico, ou seja, não existe nenhum exame complementar para confirmar a doença. É baseado na informação dos pais, dos professores e de todos que convivem com a criança e é necessário que esses sintomas tenham significado e causem repercussão na vida da criança e suas famílias. Quando os pais suspeitarem, devem procurar o pediatra, pois quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

O tratamento do TDAH envolve diversas modalidades que devem acontecer simultaneamente: modificações comportamentais em casa; modificações no processo de aprendizado, com algumas adaptações quando necessário; e uso de medicamento. Um tratamento bem sucedido deve reduzir os sintomas de hiperatividade, distração e impulsividade, e também melhorar a vida da criança e da família.

Fonte: SBP

Originalmente:http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=229&content=detalhe