Mercúrio em vacinas, o que é ou não verdade?

       O timerosal é um composto contendo mercúrio que impede o crescimento de bactérias e fungos. É utilizado como um conservante em vacinas para mantê-las livres de contaminação. Nos últimos anos, como precaução, tem sido cada vez menos utilizado e as maiorias das vacinas aplicadas na infância, em monodose, já não o contem. Porém, ainda é utilizado em frascos de múltiplas doses de vacinas pois a cada picada com a agulha para retirar o conteúdo, pode ocorrer contaminação e o timerosal impede esse risco. Mesmo nesses casos é encontrado em quantidades mínimas.

 

       Até o momento não foi relacionado nenhum prejuízo à saúde com seu uso e, em relação à associação de timerosal com autismo, não há estudos científicos respeitáveis que tenham encontrado essa associação.

 

       A Sociedade Brasileira de Imunizações tem em seu site uma página muito interessante que explica tudo sobre vacinas, inclusive eventos adversos e também sobre vários mitos, inclusive esse que estamos comentando. Sugiro sua visita em http://familia.sbim.org.br.

A fonte desse texto foi o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dos Estados Unidos, um dos países que faz um rigoroso controle na vigilância de eventos adversos relacionados ao uso de vacinas. No endereço abaixo podem ser acessados vários estudos científicos sobre a segurança do timerosal em vacinas.

 

Fonte: SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria)

Originalmente:http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=238&content=detalhe