Adormecer no berço melhora o sono do bebê

Bebês pequenos geralmente mamam até adormecer. Por conta do reduzido tamanho do estômago, eles sentem fome geralmente a cada duas horas. Assim que vão enchendo as barriguinhas e ficando saciados caem no soninho novamente. 

O hábito, no entanto, começa a prejudicar o descanso a partir dos seis meses. É que o bebê tende a acordar mais vezes por noite nessa fase. Mesmo que antes a criança tivesse o costume de dormir oito, nove horas seguindas, é normal, segundo o pediatra Daniel Becker que, por conta de características típicas do desenvolvimento, a rotina mude.

O pediatra recomenda que, para melhorar a rotina do sono, é essencial adotar algumas medidas, como expor o bebê, desde recém-nascido à luz e à estímulos durante o dia, conversar, cantar, brincar. À noite usar o mínimo de luz possível e não estimular.  

Depois dos três ou quatro meses, ele aconselha a evitar que o bebê durma no seio. Segundo Becker, se o bebê só sabe dormir no peito, ou no colo, toda vez que ele acordar ele vai querer o mesmo ritual para dormir. No entanto, se dormir no berço, ao acordar, vai se sentir confortável, pois vai estar em um ambiente conhecido, e vai dormir sozinho de novo. Mas o gesto de tirar o bebê do peito deve ser feito gentilmente e afetivamente, como ele explica no vídeo.

 

Fonte: Agência EBC

Originalmente publicado em:http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2016/05/adormecer-no-berco-melhora-o-sono-do-bebe