Impactos da vacinação contra o rotavírus

O documento Rotavirus: Common, Severe, Devastating, Preventable (Rotavírus: grave, comum, devastador, evitável), elaborado pela organização Rotal Council, traz recentes dados sobre o impacto da vacinação contra a doença - uma das principais causas de óbitos na infância.

Apesar de haver prevenção e controle, a diarreia ainda tem impacto significativo na saúde de crianças em todo o mundo. Uma de suas principais causas é o rotavírus,esponsável por 40% das internações por diarreia e por mais de 200 mil óbitos anuais entre menores de 5 anos. As crianças acometidas também se tornam mais suscetíveis a outras doenças.  

A boa notícia é que a prevenção contra o rotavírus pode se feita com vacina segura e eficaz, como mostra o estudo elaborado pela  Rotavirus Organization of Technical Allies ROTA Council. Denominado Rotavirus: Common, Severe, Devastating, Preventable, o documento traz recentes dados sobre o impacto da vacinação na saúde pública e outras informações, como:

  • Por que toda criança é vulnerável?
  • Vacinas usadas em escala global e disponíveis em âmbito nacional, e perspectivas de novas vacinas
  • Recomendações da OMS e guia chave para a administração vacinal
  • Impacto na saúde pública em países de diferentes estados socioeconômicos
  • Custo-efetividade relativo às vacinas contra rotavírus
  • Dados emergentes e áreas para investigação futura
  • Total de 21 recomendações às áreas diretamente vinculadas ao uso da vacina

Além do documento completo, há um sumário executivo de 12 páginas que reúne de forma sucinta as evidências mais relevantes referentes à doença por rotavírus e ao impacto da vacinação, disponível aqui.

Para acesso ao relatório completo entre no link.

Fonte: SBIM