Vacina do HPV protege contra o câncer de pênis?

Os homens brasileiros tem 3 vezes mais câncer de pênis, quando comparados aos homens norte-americanos.
 O HPV ou Papiloma Vírus, está relacionado não apenas ao câncer de colo de útero, mas também a outros tipos de câncer, como o de pênis e de orofaringe.
O HPV é um vírus transmitido pelo contato sexual genital, anal ou oral. A lesão característica é uma verruga, nem sempre dolorosa e que por isso pode passar despercebida. Esta verruga pode aparecer no pênis, na vulva, no ânus, na cavidade oral ou no colo do útero, onde não pode ser vista sem o exame médico específico. É uma lesão contagiosa, na medida em que o contato íntimo pode ser transmissor do vírus.
 Acredita-se que 25% das mulheres brasileiras estão infectadas pelo HVP. Um estudo realizado com homens de 18 a 70 anos de idade revelou que os homens brasileiros têm mais infecção por HPV do que os mexicanos e os norte-americanos.
 Nem todo subtipo de HPV pode causar câncer. O HPV-16 e o HPV-18 são os que mais estão relacionados a câncer de colo de útero, por exemplo.
 A boa notícia é que existe, sim, uma vacina bastante eficaz contra o HPV, que contem os dois subtipos (16 e 18) que mais causam câncer e que é distribuída gratuitamente pelo SUS para garotas de 9 a 15 anos e também para garotos de 11 a 15 anos.

Nas clinicas particulares e para mulheres de 9 a 45 anos e homens de 9 a 26 anos.
A vacina contra o HPV, protege contra os  vírus que pode dar câncer na vulva, colo do útero, ânus, pênis e boca.
 

Fonte: Doutora Ana Responde

Originalmente: http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/vacina-do-hpv-protege-contra-o-cancer-de-penis.html