Corpo rígido ou molinho demais são sinais de atraso no desenvolvimento motor do bebê

Normalmente, as crianças desenvolvem habilidades motoras da cabeça para baixo. Primeiro vem o controle da cabeça e, em seguida, o controle sobre a parte superior do corpo. O padrão típico de marcos motores, como se está segurando a cabeça, se já rola, em seguida, se fica sentado, puxando para cima, de pé, andando e escala. Pequenas habilidades motoras finas, como agarrar objetos, colocando blocos em um copo e rabiscos são marcos importantes também.

Atrasos no desenvolvimento físico ou atrasos motores primeiros são termos usados para descrever quando as crianças não estão cumprindo metas físicas críticas nos primeiros meses e anos de vida – o quão bem e em breve eles se movem e interagem com seu ambiente. Estes atrasos podem ser um sinal de algo mais sério, por isso é importante conversar com o pediatra do seu filho sobre eles. Sinais de um desenvolvimento físico ou início de atraso motor:

- Atraso para rolar, sentar, ou ficar de pé
- Segura a cabeça e controla o pescoço
- Rigidez muscular
- Atraso na fala
- Dificuldade de deglutição
- Postura corporal molenga
- Falta de jeito
- Espasmos musculares

Preocupações comuns de pais sobre Desenvolvimento Físico Atrasado:

- Meu filho não parece estar crescendo do jeito que deveria.
- Meu filho parece muito rígido na forma como se move.
- Meu filho é fraco e mole como uma boneca de pano.
- Meu filho não corresponde às crianças da mesma idade quando jogam juntos.
- Meu filho parece se cansar muito rapidamente.

Se qualquer um dos itens das listas acima pode se encaixar ao seu filho, são sinais de alerta e preocupações. Às vezes, o desenvolvimento final é o sinal de uma condição de saúde. Estima-se que 400 mil bebês nascidos a cada ano nos Estados Unidos estão em risco de alguma forma de doença neuromuscular e um em cada 40 estão na verdade com um atraso motor.

Ao tentar detectar um atraso motor no início é necessário conhecer os sinais de desenvolvimento físico típico e atípico. A Academia Americana de Pediatria (AAP), criou uma ferramenta online para os pais chamado “atrasos no desenvolvimento físico: O que procuramos”. Esta ferramenta oferece uma experiência interativa para aprender mais sobre os atrasos físicos de desenvolvimento em crianças até 5 anos e pode servir como um guia se você tem a sensação de que algo está errado. Você também pode criar uma lista de itens para ajudar a iniciar uma conversa com o pediatra do seu filho.         

Serviços de intervenção precoce incluem uma variedade de diferentes recursos e programas que fornecem apoio às famílias para promover o desenvolvimento de uma criança. Estes serviços são adaptados especificamente para atender às necessidades individuais de uma criança, e mais comumente incluem terapias pediátrica, ocupacional e da fala / terapia de linguagem.

- Se uma criança está atrasada em grandes habilidades motoras, tais como sentar ou caminhar, pode ser encaminhado para um fisioterapeuta.
- Se uma criança está tendo dificuldade para entender a linguagem, usar a linguagem, ou para engolir, pode ser visto por um fonoaudiólogo.
- Se a criança está tendo problemas com habilidades motoras finas, habilidades motoras visuais ou habilidades de vida independente, como alimentar-se, pegar objetos pequenos, ou abotoar suas roupas, pode ser encaminhado para um terapeuta ocupacional.

Se um diagnóstico específico é encontrado em sua criança, o pediatra pode ajudá-lo a conectar-se com grupos de apoio especiais e outros recursos para os pais em sua comunidade. No Brasil temos muitas dificuldades em ter organizações que deem conta disto, mas existem muitas APAES, AACDs etc.

 Fonte: Agência EBC