Vacinar é a melhor prevenção contra Herpes Zoster

Herpes Zóster como muitos pensam não é transmitido pelo contato com animais. Popularmente conhecido como cobreiro , o zóster é causado pelo mesmo vírus que causa a catapora, doença bastante comum na infância. Mesmo depois da cura da catapora, o vírus varicela-zóster permanece adormecido no sistema nervoso ao longo da medula espinhal da pessoa.

Com o tempo, geralmente anos, a reativação do vírus pode ocorrer e, então, a pessoa desenvolve o zóster.

As causas da reativação do vírus não são totalmente conhecidas, mas o risco de zóster aumenta com o declínio da imunidade, que pode ser decorrente a medicamentos que debilitam o sistema imune.

A partir dos 50 anos de idade, o risco de desenvolver o zóster aumenta drasticamente sendo que muitos não sabem se tiveram catapora ou não se lembram.

A dor é a principal e mais debilitante sintoma do zóster. A dor associada ao zóster pode perturbar o sono, o humor, o trabalho e as atividades cotidianas, impactando negativamente na qualidade de vida. A dor é causada pela inflamação do nervo sensitivo que inerva as regiões da pele, nas quais poderão aparecer as erupções cutâneas.

Para evitar este mal indesejado já é disponibilizado a vacina contra herpes zóster para pessoas a partir de 50 anos sendo possível também vacinar pessoas que já tiveram a doença um ano após o quadro agudo da doença.

Proteja-se Vacine-se.

 

Fonte: MSD