5 dicas para a hora de tirar a fralda do seu filho

Quando é o melhor momento? Como começar? Tire essas e outras dúvidas

Aquela velha máxima que diz “quanto mais cedo, melhor” não funciona para essa fase. A partir de 2 anos, você pode começar o treinamento. Se fizer antes, alguns problemas podem aparecer, como xixi na cama ou na roupa com muita frequência. E saiba que a criança dá sinais que já está pronta para abandonar as fraldas: ela passa a avisar quando fez cocô e a fralda se torna um incômodo. Aqui, cinco passos para vocês passarem por essa fase (sem traumas):

Aproveite o tempo quente para começar. A criança transpira mais, faz menos xixi e não veste tanta roupa como no inverno.

Apresente para o seu filho os nomes de todos os objetos que ele vai usar: papel higiênico, vaso sanitário etc. E ensine tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período de reconhecimento dura, em média, dois meses.

Escolha se seu filho vai usar o vaso (com adaptador) ou o penico, que deve ficar sempre no banheiro. Abra a torneira, massageie a barriga e diga que, finalmente, ele vai ser “gente grande” – esse argumento funciona bem.

Combine que ele sempre vai chamar alguém na hora H. A primeira a ser retirada é a fralda da manhã. Depois, a da noite.

Tenha paciência – escapes vão acontecer. Para dar certo, esse treinamento vai exigir determinação de vocês dois.

 Fonte: Revista Crescer

Originalmente: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI216376-15106,00.html