MITOS E VERDADES SOBRE A DENGUE

Uma pessoa que está com dengue pode transmitir o vírus da dengue para o mosquito Aede aegypti que ainda não tem a doença?

SIM! Uma pessoa doente pode transmitir o vírus da dengue para o inseto, mesmo sem apresentar sintomas, por até 12 dias.1

Durante a menstruação, os sintomas da dengue podem se agravar?
Depende do estado de saúde do indivíduo e a sua taxa inicial de glóbulos vermelhos, assim como a gravidade da doença2; existem relatos de aumento de fluxo menstrual durante infecção por dengue21.

Há risco de pegar dengue na praia?
SIM! Mas as chances são menores do que na cidade, pois as condições de sobrevivência e de proliferação não são as ideais para o mosquito Aedes aegypti, que prefere ambientes fechados, como casas, apartamentos e prédios abandonados2.

Quem teve febre amarela está protegido contra a dengue?
NÃO! Embora as duas doenças sejam transmitidas pelo mesmo mosquito Aedes aegypti, os vírus são diferentes2,18.

Se a grávida tiver dengue, o feto também pode ter?
SIM! Já há vários relatos na literatura médica que demonstram que gestantes na fase aguda da doença podem passá-la para seus bebês2,17,23.

A lactante que pega dengue deve parar imediatamente de amamentar?
Embora haja na literatura a descrição da possibilidade de transmissão por esta via17, até o momento, a amamentação não é contraindicada23.

Recém-nascidos podem usar repelentes?
NÃO! O uso de repelentes é contraindicado até o sexto mês de vida24. Além de usar mosqueteiro no berço, converse com o seu pediatra sobre a possibilidade de utilizar medidas alternativas, como óleos naturais como o de soja, e capim-limão. Vale lembrar que os repelentes a base de óleos naturais evaporam rapidamente e, por isso, oferecem um tempo muito curto de proteção24.

A vitamina B funciona como repelente?
NÃO! Estudos comprovam que não há diferenças em relação à vitamina B como prevenção quando comparada a outras formas de proteção25.

Inhame, alho e borra de café previnem a dengue?
NÃO! Até o momento, não existe nenhum estudo que comprove a eficácia dessas receitas caseiras.

Todo mundo está sujeito a ter dengue?
SIM! O mosquito pode picar qualquer pessoa1. Ninguém está imune ao Aedes aegypti. O mesmo vale para a dengue hemorrágica só que, nesse caso, algumas pessoas apresentam um risco maior de ter a doença, como aquelas que já foram expostas ao vírus da dengue e pacientes com doenças crônicas, como diabetes, asma e anemia falciforme2.

Fonte: Sanofi Pasteur

Originalmente: http://www.sanofipasteur.com.br/node/19101