Aleitamento materno e vacinas

O bebê que se alimenta exclusivamente de leite materno até os seis meses de vida está protegido contra diversas doenças. No entanto, o aleitamento materno sozinho não é suficiente para protegê-lo contra todas as doenças. Por isso, a importância da vacinação. Porém, se seu bebê mama no peito, ele vai responder mais rapidamente ao efeito das vacinas, produzindo anticorpos.

Todas as crianças devem receber as mesmas vacinas, independente de serem ou não alimentadas com leite materno. A proteção transmitida pelo leite materno é diferente daquela produzida pelas vacinas.

A amamentação protege o bebê transferindo fatores imunológicos da mãe. Entre as doenças prevenidas pela amamentação estão as infecções gastrointestinais bacterianas. Além disso, o leite materno também diminui a agressividade do agente infeccioso. Já a vacina leva o bebê a criar anticorpos contra o agente imunizante presente na vacina. Ou seja, cada vacina age contra uma doença especifica. Por isso, as duas formas de proteção devem ocorrer conjuntamente.

O Aleitamento Materno pode transmitir alguma infecção?

Sim, pode. O HIV é um exemplo. Por isso, toda gestante deve fazer teste de HIV durante o pré-natal.

O vírus da Hepatite B também pode ser transmitido pelo leite materno. Como prevenção, todos os lactentes devem ser imunizados contra Hepatite B ainda na maternidade. Caso a mãe seja portadora de Hepatite B, o bebê deve receber a vacina e também a Imunoglobulina para Hepatite B.

A Febre amarela também apresenta risco de transmissão pelo leite materno caso a mãe receba a vacina durante o período de aleitamento. Por isso, caso deva receber a vacina, recomenda-se que a mãe aguarde o fim do aleitamento.

O aleitamento pode interferir nas vacinas orais - como poliomielite e rotavírus?

Não há interferência do aleitamento materno na imunogenicidade de nenhuma das duas vacinas. As mesmas devem ser fornecidas para todas as crianças, independente do aleitamento materno.

A vacina de Rotavírus protege contra a infecção gastrointestinal provocada pelos cinco tipos deste vírus. Mesmo não conferindo total proteção para os casos de diarreia, ela protege contra as formas mais graves da doença.

O aleitamento materno, sozinho, não é suficiente para proteger contra a infecção pelo Rotavírus. Por isso, é importante a vacinação como forma de melhor proteger o bebê contra infecções gastrointestinais.

Fonte: SBP Conversando com peditra

Originalmente:http://www.conversandocomopediatra.com.br/website/paginas/materias_gerais/materias_gerais.php?id=179&content=detalhe