O Papilomavirus humano (HPV) é um vírus capaz de provocar lesões de pele ou mucosa, sendo mais comum na região genital (vagina, colo do útero, pênis e anus).
São mais de 200 tipos de HPV, os considerados de baixo risco provocam os condilomas (verrugas genitais) e os HPVs de alto risco, provocam lesões no colo do útero, que se não diagnosticadas precocemente podem evoluir para o câncer do colo do útero. Estima-se que 99.7% dos casos de câncer do colo do útero são causados por estes tipos de HPV.
Meios de transmissão
A transmissão pelo HPV acontece através do contato com a pele infectada e também por meio do contato com objetos ou roupas contaminadas. O uso de preservativo não protege adequadamente da exposição ao HPV, já que o preservativo não cobre os tecidos genitais externos ou anal. Porém, seu uso é importante pois pode prevenir outras doenças sexualmente transmissíveis.
Como Prevenir
O câncer do colo do útero pode ser evitado através da vacinação contra o HPV, do rastreamento de lesões pré- cancerosas e do tratamento precoce para evitar a progressão para câncer. O exame de Papanicolau também diagnostica as lesões ocasionadas pelos HPVs de baixo risco.
Fonte: Laboratório GSK