Hepatite A

A incidência de hepatite A varia amplamente no mundo todo, uma vez que as taxas de infecção da doença estão intimamente relacionadas às condições de moradia e saneamento. Em áreas onde as taxas são altas, a maioria das pessoas já teve Hepatite A na infância. Pessoas que já tiveram a doença uma vez, estão protegidas contra uma nova infecção.

À medida que as condições de moradia e saneamento melhoram, as taxas de infecção em crianças diminuem. Com o passar do tempo, uma proporção de adolescentes e adultos não está sendo protegida pela infecção prévia e o número de casos mais graves pode ser maior.

É uma doença comum?

A Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa, que pode variar desde uma infecção leve, sem sintomas até uma infecção grave e morte. Os sintomas mais comuns incluem febre, calafrios e sensação de fraqueza generalizada que podem evoluir para náuseas, amarelamento dos olhos e da pele, urina escura, fezes de cor clara, dor abdominal e fadiga.

Como as pessoas se contaminam

O vírus é encontrado nas fezes das pessoas com hepatite A. As formas mais comuns de contrair a doença são:

·    Não lavar as mãos após o manuseio de materiais contaminados, inclusive fraldas sujas,

·    Ingerir alimentos manuseados por pessoas infectadas;

·    Beber água contaminada;

·    Comer frutos do mar crus ou mal cozidos provenientes de locais com água contaminada;

·    Em menor frequência: Por transfusão de sangue ou compartilhando seringas com usuários infectados.

Prevenindo a transmissão

A medida mais importante para evitar a transmissão é lavar as mãos de forma adequada. Sempre lave após o uso do banheiro, antes de manusear alimentos ou materiais que possam estar contaminados, como fraldas por exemplo.

Entre as medidas preventivas contra a Hepatite A, conta-se com a imunização, que é recomendada para todos a partir de 12 meses de idade, duas doses, com intervalo de seis meses.